Arquiterura

ARQUITETURA – DECORAÇÃO DE INTERIORES

Sempre em busca de melhor atender seus clientes oferecendo serviços especializados ao mercado de imóveis de Mato Grosso do Sul, a Imobiliária Monte Líbano dispõe da maios completa assessoria em arquitetura. Em Parceria com a arquiteta urbanista e bióloga Flávia Lopes Brandt – CAU 72992-2/MS, formada em 2003, com amplo conhecimento nas últimas edições da Casa-cor-MS proporcionamos aos nossos clientes integral assessoria em projetos residenciais e decorações de interiores. Aguardamos sua visita.


PROJETOS
CONCEPÇÃO DE UM PROJETO DE ARQUITETURA

Para criar um ambiente que seja inovador, alinhado com as atuais tendências em materiais e design e que satisfaça as necessidades e gostos do cliente devemos primeiro reunir algumas informações sobre o mesmo, tais como: Gostos, preferências, qual o desejo em relação ao ambiente, cores, como será o uso diário dos espaços, orçamento estipulado para o projeto, cronograma, etc.

Arquitetura e decoração têm tudo a ver com equilíbrio. Para gerar sensações agradáveis ao estar em um ambiente e utilizar um espaço, é necessária uma grande dose de bom senso, para não privilegiar demais um único aspecto e esquecer do outro. Assim, o ideal é buscar o meio termo ou até a total conciliação entre aspectos aparentemente contraditórios, como estética, funcionalidade, valorização do ambiente, custos, conforto e preocupação ambiental.

Os efeitos visuais, por exemplo, são pautados na dosagem estratégica de elementos, de maneira a corresponder às expectativas específicas de cada um, mas também para evitar os excessos que poluem, as misturas que se descaracterizam ou composições sem harmonia. Este fator requer atenção e, principalmente, senso estético apurado.

O mesmo acontece com as preocupações com funcionalidade, que em si mesmas já são um desafio completo. Isso porque existem as questões a serem resolvidas no momento, que costumam ser variadas e também os aspectos futuros, de eventuais e diferentes utilizações do mesmo espaço, onde entra a preocupação com a sustentabilidade, com custos e também com o conforto, pois não é agradável, barato ou ecológico realizar reformas com muita frequência.


DICAS ÚTEIS
COMO AMPLIAR ESPAÇOS PEQUENOS

Os espaços pequenos estão cada vez mais comuns nos dias atuais, podemos utilizar alguns truques para gerar uma sensação de amplitude, tais como:

Aproveitar bem as janelas, pois elas puxam a atenção para o ambiente externo, tornando-o parte do ambiente, valorize este efeito deixando as moldaras e caixilho da mesma cor da parede, eliminando assim contrastes que separem a vista da janela do restante do ambiente. Instale cortinas ou persianas leves que possam ser totalmente abertas e instale-as próximas ao teto para que a janela pareça maior.

Mobiliário Multifuncional – Móveis que se transformam são alternativas interessantes e eficientes para racionalizar o uso dos espaços, já que utilizam uma mesma área para abrigar diferentes funções dependendo do momento. Moveis soltos que podem ser utilizados com diferentes funções ou retirados do caminho quando necessário também são uma boa pedida.

Cores – De preferência as cores neutras ou poucas cores, pois em espaços pequenos qualquer excesso de informação pode ser prejudicial, e as cores são, cada uma delas, uma informação diferente. O ideal e criar uma base neutra de tom claro para não sobrecarregar. Pelo mesmo motivo de preferência para os revestimentos lisos ao invés de estampas, pois estas representam também maior informação visual.

Desencoste os moveis das paredes – O mobiliário desencostado das paredes cria uma leveza que tem como efeito principal uma ilusão de amplitude.

Libere o teto e o piso – para gerar uma sensação de leveza no ambiente evite encostar os armários ate o teto e sempre que possível utilize moveis suspensos.
 

Arquiteta – Flavia Lopes Brandt – CAU 72992-2
flavia@imobiliariamontelibano.com.br